pretzel
Aperitivos,  Pães

Pretzel: doce ou salgado, aprenda a fazer em casa

Pretzel é um tipo de pão torcido e salgado, geralmente com formato de laço ou nó. A massa do pretzel é feita de farinha, água, sal e fermento, e pode ser preparada de diferentes maneiras, dependendo da região e da tradição local.

Conforme vemos nos filmes, ele é tradicionalmente consumido como um snack salgado, geralmente acompanhado de cerveja ou outras bebidas, mas também pode ser usado como base para sanduíches ou como acompanhamento para pratos como salsichas e queijos. (No Brasil o pretzel não é muito famoso né?)

Por fim, o pretzel é uma iguaria popular em muitos lugares do mundo, especialmente na Europa Central e na América do Norte, onde é consumido em eventos esportivos, festas e outras ocasiões sociais.

A história do pretzel

Uma receita estratégica para fazer nessa época, acredita-se que o pretzel foi criado por monges cristãos para ser consumido durante a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa e no qual os fiéis eram orientados a fazer jejum e abstinência de carne.

A forma do pretzel é geralmente associada a um par de braços cruzados em oração, já que na época, os monges costumavam moldar a massa de pão em formato de cruz.

O buraco no centro do pretzel também tem uma possível origem religiosa, pois se acredita que os monges colocavam um pouco de sal na massa como um símbolo de pureza e o buraco no centro era uma forma de pendurar o pretzel em um cabo para secar após o cozimento.

A partir do século XV, o pretzel se popularizou na Europa Central, especialmente na Alemanha, Áustria e Suíça.

Os padeiros começaram a adicionar manteiga e açúcar na receita, tornando o pretzel mais doce e macio.

Além disso, a forma do pretzel foi modificada para incluir laços e nós mais elaborados, que acabaram se tornando uma tradição na culinária alemã.

O pretzel chegou aos Estados Unidos no século XVIII, trazido por imigrantes alemães que se estabeleceram na Pensilvânia.

Sobretudo, o pretzel se tornou um alimento popular, especialmente em eventos esportivos e festivais.

Hoje, o pretzel é encontrado em diferentes variações em todo o mundo, desde os pretzels tradicionais salgados até pretzels cobertos com açúcar e canela, chocolate, queijo e outros sabores.

Receita do Pretzel

Para fazer esse pãozinho torcido maravilhoso, você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de água morna
  • 1/2 xícara de leite morno
  • 10g de fermento biológico seco (aquele do saquinho)
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 2 colheres de sopa açúcar
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de margarina (com ou sem sal)
  • 3 xícaras de farinha de trigo peneirada

Enfim, vamos ao modo de preparo:

  1. Coloque o leite, o açúcar e a água em um bowl grande e acrescente o fermento, misture um pouco para dissolver o açúcar e deixe descansar por alguns minutos até começar a espumar.
  2. Coloque os outros ingredientes, deixando a farinha por último.
  3. Misture tudo até que a massa comece a desgrudar da mão. Essa receita de Pretzel super fácil fica com a massa beeeem levinha!
  4. Deixe descansar por aproximadamente 1 hora.
  5. Corte a massa em pequenas bolinhas, depois faça tirinhas e enrole no formato do pretzel, ou se preferir faça roscas, a vida é bela e você é livre para fazer seu pretzel no formato que quiser!
  6. Coloque em uma forma untada com farinha, deixe assar por 20 minutos ou até seus pretzels estejam douradinhos.

Coberturas para o seu pretzel

Para fazer a coberturinha de sal grosso do seu Pretzel

  1. Retire os pretzels do forno quando estiverem prontos e deixe esfriar um pouco.
  2. Em uma panela pequena, derreta 1 colher de sopa de manteiga em fogo médio-baixo.
  3. Em um pratinho, coloque 2 colheres de sopa de sal grosso.
  4. Passe os pretzels na manteiga derretida e, em seguida, pressione-os na mistura de sal grosso.
  5. Coloque os pretzels em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno por mais 5-10 minutos, até que o sal grosso esteja levemente dourado.
  6. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.

Contudo, você pode colocar a cobertura que quiser no seu pretzel. Que tal essa cobertura com queijo ralado? A ideia é a mesma, troque o sal grosso pelo queijo ralado.

Assim, para fazer a cobertura com açúcar e canela, misture o açúcar com a canela em um prato e faça o mesmo processo.

Veja mais receitas de pães delíciosos para fazer em casa nesse link!

Cobertura de chocolate

Ingredientes:

  • Pretzels
  • 200g de chocolate meio amargo ou ao leite
  • 1 caixa de creme de leite

Instruções:

  1. Quebre o chocolate em pedaços pequenos e coloque-os em uma tigela de vidro ou inox.
  2. Coloque a tigela com o chocolate em banho-maria, em fogo baixo, mexendo constantemente, até que o chocolate esteja completamente derretido e homogêneo.
  3. Adicione uma caixinha de creme de leite e continue mexendo bem.
  4. Mergulhe os pretzels na mistura de chocolate derretido, um por um.
  5. Coloque os pretzels com a cobertura de chocolate em uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe esfriar em temperatura ambiente, o chocolate não vai endurecer completamente, a ideia é que a cobertura fique maravilhosamente cremosa.
  6. Bora comer!

Finalmente, se quiser adicionar um toque extra de sabor, você pode polvilhar um pouco de coco ralado, paçoca ou granulado por cima do chocolate enquanto ainda estiver mais molhadinho.

Publique suas receitas nas nossas redes sociais

Surpreendentemente, só que não, estamos no instagram e no facebook, e, ao fazer uma das nossas receitas, você pode mandar um direct que nós vamos repostar, com seu @.

Por fim, não deixe de mandar dicas, sugestões e desafios para nossa Cozinha Improvável, testamos receitas até fazer dar certo!

c[_]’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *