lula
Aperitivos,  Frutos do Mar

Aperitivo de Lula: receita perfeita para o verão

A lula é um tipo de fruto do mar popular em muitas culinárias ao redor do mundo. Ela é um molusco com tentáculos macios e saborosos que podem ser preparados de várias maneiras diferentes.

A lula é uma fonte rica de proteínas, vitaminas e minerais, e também é uma excelente fonte de ômega-3, que é um ácido graxo essencial para a saúde do coração e do cérebro.

Um pouco mais sobre lulas.

Primeiramente, a história da lula na culinária remonta a muitas culturas antigas, incluindo a Grécia Antiga e a Roma Antiga, onde eram consideradas iguarias e servidas em banquetes de nobres e reis.

Na Espanha, as lulas são um ingrediente essencial em muitos pratos tradicionais, como a famosa paella valenciana.

Nos últimos séculos, as lulas tornaram-se populares em todo o mundo como uma fonte de proteína saborosa e saudável.

Hoje, elas são amplamente consumidas em muitas culinárias diferentes, incluindo a italiana, japonesa, mediterrânea e asiática.

As lulas são frequentemente cozidas, fritas, grelhadas, assadas, refogadas, cozidas em ensopados ou servidas em saladas.

Seus tentáculos macios e saborosos são um ingrediente versátil e são valorizados por sua textura única e sabor delicado.

Veja também outras receitas com frutos do mar clicando neste link.

Receita

Ingredientes:

  • 250g de lula (mais ou menos 3 lulas de tamanho médio)
  • 1 tomate
  • 1 cebola roxa cortada em fatias
  • suco de 1 limão
  • salsinha e cebolinha
  • sal
  • azeite
  • pimenta do reino

Certamente esse aperitivo de lula é muito simples e rápido de fazer, fique atendo com o ponto de cozimento da lula, se passar, ela fica parecendo uma borracha.

Como acertar o ponto de Cozimento da Lula

Embora o ponto de cozimento perfeito da lula dependa de algumas variáveis, é sempre bom escolher o método conforme o tamanho da lula.

No entanto, nesta receita, estamos falando de anéis de lula, ou seja, o ponto de cozimento pode ser aindamais rápido. Por isso, aqui vão algumas dicas gerais que podem ajudá-lo a alcançar o ponto de cozimento perfeito:

  1. Cozinhe a lula rapidamente: Lulas são muito sensíveis ao calor e cozinham rapidamente. A maioria das receitas recomenda cozinhá-las por apenas alguns minutos, geralmente de 2 a 3 minutos, para evitar que fiquem borrachudas.
  2. Verifique a cor da lula: As lulas geralmente ficam opacas quando estão cozidas e transparentes quando estão cruas. Verifique a cor da lula para ter uma ideia de quanto tempo ela precisa cozinhar.
  3. Teste a textura: A melhor maneira de verificar se a lula está cozida é testando a textura. A lula cozida deve ser macia e tenra, mas não deve estar borrachuda. Para testar, corte um pedaço e experimente. Se estiver muito borrachuda, deixe cozinhar por mais um minuto e teste novamente.
  4. Não cozinhe demais: Cozinhar demais a lula fará com que ela fique dura e borrachuda. Portanto, é melhor errar do lado da subcocção do que do excesso.

Assim, quando se cozinha a lula após o corte em aneis, você verá que, quando elas chegarem próximo ao ponto certo de cozimento, as bordinhas vão começar a virar.

Em resumo, para alcançar o ponto de cozimento perfeito da lula, cozinhe-a rapidamente, verifique a cor, teste a textura e evite cozinhar demais.

Modo de preparo

  1. Se sua lula estiver inteira, limpe-a e depois corte em anéis de aproximadamente 1,5 centimetros.
  2. Lave bem os anéis de lula e tempere com sal, pimenta-do-reino e o suco de meio limão. Deixe marinar por cerca de 15 minutos.
  3. Em uma panela grande, coloque água suficiente para cobrir as lulas e adicione 1 colher de sopa de azeite de oliva.
  4. Quando a água estiver fervendo, adicione a cebola fatiada e os anéis de lula e deixe cozinhar por cerca de 2 a 3 minutos, ou até que estejam opacos e macios. Conforme as dicas acima.
  5. Escorra as lulas em uma peneira e deixe esfriar.
  6. Corte o tomate em pequenos quadradinhos e pique a salsinha e a cebolinha bem fininho.
  7. Em uma tigela, misture as lulas com os tomates, a salsinha e a cebolinha, coloque um pouco de sal e azeite.
  8. Veja como está de tempero e para equilibrar a acidez, é provável que precise de mais um pouco de suco de limão.

Enfim, pronto! Agora é só apreciar suas lulas.

Publique suas receitas nas nossas redes sociais

Estamos no instagram e no facebook, e, ao fazer uma das nossas receitas, você pode mandar um direct que nós vamos repostar, com seu @.

Mande suas dicas, sugestões e desafios para nossa Cozinha Improvável, testamos receitas até fazer dar certo!

c[_]’s


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *