pão pita
Pães

Pão Pita, pão árabe, ou pão sírio?

O pão pita, o pão árabe e o pão sírio são todos nomes diferentes para o mesmo tipo de pão. A diferença está principalmente na região onde o pão é produzido e consumido.

Por exemplo, o pão pita é mais comum na Grécia, Israel e no Líbano, enquanto o pão árabe é mais comum em países como a Síria, a Jordânia e o Iraque.

Em termos de sabor e textura, os três pães são muito semelhantes. Todos são feitos com farinha, água, sal e fermento, e são cozidos em fornos quentes.

O resultado é um pão achatado e redondo, com uma crosta fina e macia por dentro.

O pão pita é frequentemente usado como um tipo de sanduíche, enquanto o pão árabe e o pão sírio são frequentemente servidos com pratos de carne, vegetais e molhos.

No entanto, as formas de consumo desses pães podem variar de acordo com as tradições culinárias de cada região.

Cozinhar também é cultura, vamos ler um pouco de história

O pão pita é um tipo de pão achatado e redondo, originário do Oriente Médio. Sua história remonta a milhares de anos atrás, e existem várias teorias sobre sua origem.

Uma das teorias mais comuns é que o pão pita foi inventado pelos antigos egípcios, que o usavam como um tipo de bolsa para transportar alimentos.

O pão era assado em fornos de barro quente, e sua forma achatada e redonda permitia que fosse dobrado e usado para transportar alimentos.

Outra teoria é que o pão pita foi inventado pelos antigos persas, que o chamavam de “nan-e lavaash”. O pão era cozido em fornos de pedra quente, e sua forma achatada e redonda permitia que fosse facilmente empilhado e transportado.

Independentemente de sua origem exata, o pão pita tornou-se um alimento básico na dieta do Oriente Médio e do Mediterrâneo.

Hoje em dia, é consumido em todo o mundo e é frequentemente usado como um tipo de sanduíche, recheado com carnes, legumes, queijos e molhos.

O pão pita também é muitas vezes usado para comer pratos típicos como o hummus, tabule e outros pratos da culinária do Oriente Médio.

Veja aqui a receita do Pão pita, pão árabe ou pão sírio

  • 500 g de farinha de trigo
  • 5 g de fermento biológico
  • 300 ml de água morna
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de azeite
Pão pita
A foto está horrível, mas o pão ficou gostoso!

Modo de preparo

  1. Em uma tigela grande, misture o fermento, a água morna e o açúcar e deixe descansar por alguns minutos até que o fermento comece a espumar.
  2. Misture a farinha, o sal e azeite até obter uma massa.
  3. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse por cerca de 5 a 7 minutos, até que a massa esteja macia e elástica, a aparência vai estar bem lisinha.
  4. Coloque a massa em uma tigela levemente untada com óleo, cubra com um pano de prato e deixe descansar em um local quente por cerca de 1 hora, até que a massa dobre de tamanho.
  5. Divida a massa em pequenas partes iguais e forme bolas. Abra cada bola em círculos finos e coloque em uma frigideira anti-aderente já aquecida.
  6. A massa deve desgrudar em poucos segundos, caso não desgrude, a frigideira ainda não está quente o suficiente.
  7. Asse os pães pita na frigideira pré-aquecida por cerca de 5 a 7 minutos, até que estejam levemente dourados e inflados.

Pronto!

Por fim, o pão pita pode ser armazenado em um saco plástico ou recipiente hermético por 2 a 3 dias. Você pode reaquecer no forno ou torradeira antes de servir.

ASSITA AO VÍDEO COMPLETO DA RECEITA DO PÃO PITA NO NOSSO CANAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *