molho alfredo
Molhos

Molho Alfredo para massas: simples, rápido e uma delícia!

Aqui em casa nunca falta uma massa, e uma opção muito simples e diferentona do molho vermelho, é o Molho Alfredo.

O Molho Alfredo é um molho cremoso feito com manteiga, creme de leite e queijo parmesão ralado. É um molho simples, porém delicioso e fácil de preparar.

O molho é geralmente servido com fettuccine, mas também pode ser servido com outras massas como linguine, tagliatelle ou spaghetti.

Existem algumas variações do molho Alfredo que incluem ingredientes como alho, pimenta-do-reino e noz-moscada, que dão um sabor extra ao molho.

O molho Alfredo é um acompanhamento versátil que pode ser combinado com uma variedade de ingredientes, como frango grelhado, camarão, cogumelos, brócolis e até mesmo bacon.

Porque Alfredo, molho Alfredo?

A história do Molho Alfredo de Macarrão começa em Roma, na Itália, no início do século XX. Foi criado por Alfredo di Lelio, um jovem chef que possuía um pequeno restaurante na Via della Scrofa.

Em 1908, Alfredo inventou o molho quando tentou criar um prato que sua esposa, que estava grávida, pudesse comer e que lhe desse força.

Ele misturou manteiga e queijo parmesão em um molho cremoso e serviu com fettuccine.

O prato tornou-se tão popular que celebridades americanas, como Mary Pickford e Douglas Fairbanks, experimentaram o prato em sua viagem a Roma e ficaram encantados com o sabor.

Em 1914, Alfredo abriu um novo restaurante, o “Alfredo alla Scrofa”, que se tornou famoso em todo o mundo e atraiu clientes famosos, como a família real italiana e estrelas de cinema americanas.

Hoje, o Molho Alfredo de Macarrão é uma receita clássica e é uma das escolhas favoritas em muitos restaurantes italianos em todo o mundo.

Receita do Molho Alfredo

A receita original de Molho Alfredo usa o creme de leite fresco, mas da para fazer com o creme de leite de caixinha.

Não vai ficar tão saboroso quanto com o creme de leite fresco, por ele não tem aquele gosto adocicado do creme de leite de caixinha, mas dá sim! (…e seja o que Deus quiser…rs)

De qualquer forma, ele é simples e fácil de fazer. Aqui está a receita:

Ingredientes:

  • 1 xícara de manteiga sem sal
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado (preferencialmente ralado na hora, mas não pode ser o de saquinho)
  • sal e pimenta a gosto
  • 500g de fettuccine

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o fettuccine em água salgada conforme as instruções da embalagem.
  2. Enquanto a massa cozinha, aqueça a manteiga em uma frigideira em fogo médio até derreter.
  3. Adicione o creme de leite e mexa até que a mistura comece a ferver.
  4. Adicione o queijo parmesão e misture até que o queijo derreta e o molho engrosse.
  5. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Escorra a massa e adicione o molho. Misture bem para cobrir toda a massa.

Simples assim seu Molho Alfredo está pronto!

Mas, porém, contudo… aqui em casa a gente sempre coloca um camarãozinho junto. Cozido no vapor, temperado só com sal, orégano e azeite. Fica mará!

Pique um pouco de salsinha para dar aquele tchan no visu do prato e pronto!

Espero que tenham gostado e aproveitem!

Vinhos para acompanhar seu macarrão

O Molho Alfredo é um molho cremoso e rico em sabor, e um bom vinho branco seco é uma ótima escolha para acompanhar esse prato. Um Chardonnay, Pinot Grigio ou Sauvignon Blanc são boas opções de vinho branco para acompanhar o Molho Alfredo.

O Chardonnay é um vinho encorpado com notas de frutas tropicais, baunilha e toques de carvalho, o que o torna uma excelente escolha para acompanhar pratos mais ricos e cremosos, como o Molho Alfredo.

O Pinot Grigio é um vinho branco mais leve e fresco com notas de frutas cítricas, maçã verde e melão, o que o torna uma boa opção para equilibrar o sabor do Molho Alfredo.

O Sauvignon Blanc é um vinho branco seco e ácido, com notas de limão, grapefruit e ervas frescas, que combina bem com pratos cremosos e ricos, como o Molho Alfredo.

No entanto, é importante lembrar que o vinho que melhor combina com o Molho Alfredo pode variar de acordo com a preferência pessoal, e a escolha do vinho deve sempre levar em consideração o gosto individual e a ocasião.

Você pode comprar seu vinho comigo! Entre na minha loja da Wine e escolha o vinho ou kit da sua preferência! 

Publique suas receitas nas nossas redes sociais

Estamos no instagram e no facebook, e, ao fazer uma das nossas receitas, você pode mandar um direct que nós vamos repostar, com seu @.

Por fim, não deixe de mandar dicas, sugestões e desafios para nossa Cozinha Improvável, testamos receitas até fazer dar certo!

c[_]’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *